Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus se destaca na qualidade dos serviços a hipertensos e diabéticos pelo programa ‘Previne Brasil’

Publicado

on

As equipes da estratégia Saúde da Família (eSF), da Prefeitura de Manaus, ganharam mais um destaque no “Previne Brasil”, pela superação das metas relacionadas aos indicadores 6 e 7 do programa, que tratam dos usuários com hipertensão e diabetes. A iniciativa estipula um novo modelo de financiamento da Atenção Primária, com critérios que objetivam melhorar a qualidade dos serviços. Dentre eles, está o pagamento por desempenho, com monitoramento de indicadores a cada quatro meses, que prevê a transferência de recursos a partir dos resultados alcançados.

Ao avaliar o desempenho da capital no primeiro quadrimestre deste ano, o Ministério da Saúde verificou que cinco equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam nos Distritos de Saúde Norte e Leste, haviam atingido mais de 60% da meta do programa relativa a atendimentos de pessoas que apresentam diabetes e hipertensão, duas doenças crônicas que precisam de acompanhamento, para garantir a boa qualidade de vida das pessoas nessas duas condições.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, comemorou o resultado ressaltando que esse reconhecimento é fundamental, para que os profissionais de saúde que compõem as equipes da estratégia Saúde da Família, constatem o quanto seu trabalho tem um impacto positivo na realidade dos usuários.

“Fico muito orgulhosa desse resultado, que só comprova o quanto os profissionais da Atenção Primária são comprometidos com a missão de melhorar a assistência à saúde ao usuário do SUS, de modo a evitar que essas doenças crônicas, que podem ser controladas com a realização de exames, atendimentos, orientações e acompanhamentos, evoluam. Esses cuidados reduzem riscos, evitam os agravamentos, sequelas e evitam que a rede de média e alta complexidade fique sobrecarregada com problemas que podem ser tratados na Atenção Primária, que é gerenciada pela Semsa”, reforçou.

A diretora do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), da Semsa, Sanay Pedrosa, pontuou que o comprometimento das equipes está num movimento crescente. Prova disso é que no segundo quadrimestre deste ano 17 equipes já haviam alcançado a marca de mais de 60% nesses mesmos indicadores. São eles que relacionam o sucesso dos serviços de assistência à saúde ao percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre, e ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada, exame que serve para controlar o diabetes já existente e também para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.

“Se o Ministério da Saúde, ao conceder o incentivo, considerasse o segundo quadrimestre, teríamos 14 equipes com mais de 60% nesses indicadores, mas como o período avaliado se refere aos primeiros quatro meses de 2021, apenas cinco foram contempladas. Mas o fato de termos 14 equipes que superaram as metas, mostra que evoluímos muito. É um resultado que representa o esforço das próprias equipes, do processo de trabalho que foi organizado e que demonstra a melhoria na qualidade na oferta dos serviços da Atenção Primária”, assinalou.

O incentivo financeiro do “Previne Brasil” foi instituído pela portaria de nº 3.009, de 4 de novembro de 2021, do Ministério da Saúde, que estabelece apoio à implementação da Estratégia de Saúde Cardiovascular no contexto da Atenção Primária de Saúde.

O bom desempenho das equipes da Estratégia da Família faz parte de uma série de conquistas de Manaus no Programa Previne Brasil, que reconheceu a capital amazonense como a quarta com melhor desempenho no ranking do ISF (Índice Sintético Final) das capitais brasileiras, fechando o período com 63,9%. Manaus ficou à frente de centros urbanos como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

O ISF é resultado da média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa e forma a base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços aos usuários do SUS, vinculando os resultados às condições para o financiamento das ações de saúde.

Para definir os recursos, o programa analisa os resultados de cada município a partir dos indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. O destaque de Manaus tem sido relevante, principalmente nos indicadores que estabelecem a proporção de gestantes, com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Facebook