Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura convoca artistas para assinatura do Termo de Apoio Financeiro para ações culturais nos bairros de Manaus

Publicado

on

Os artistas ganhadores do edital Manaus Faz Cultura começaram a assinar, nesta sexta-feira, 27/12, os Termos de Apoio Financeiro da Prefeitura de Manaus, para a realização de oficinas artísticas nos bairros de todas as zonas da capital. A iniciativa acontece por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Os 45 projetos contemplados vão receber R$ 20 mil cada, totalizando R$ 900 mil, para oportunizar formação, vivências artísticas e realização de oficinas de dança, artes visuais, musicais, teatro, de luteria e vídeo.

“Esse é um momento especial para os vencedores do edital Manaus Faz Cultura, pois, receberão mais um estímulo para produzir e também um reforço no orçamento. A ação é parte do projeto do prefeito David Almeida, de fomentar as artes em Manaus”, lembrou o presidente do Concultura, Tenório Telles, destacando que, desde o início da gestão, o prefeito tem disponibilizado recursos e oportunidades para a classe artística.

O edital foi lançado no início de outubro e os ganhadores vão receber o dinheiro brevemente, tendo como prazo de execução até abril de 2022.

“Outra orientação cumprida com essa ação é de atender ao programa de governo do prefeito, de descentralizar a política cultural, levando apoio aos artistas e trabalhadores da cultura de todas as zonas da cidade”, observou Telles.

Projetos

A atriz e professora de teatro Jôce Mendes, apresentou o projeto “Corpo e os Elementos da Natureza”, uma oficina de teatro e dança, que visa despertar a consciência corporal e da natureza que nos cerca. Uma turma de 12 alunos vai ter três meses de oficinas de teatro, dança e performance, e no final será apresentado ao público uma experiência sensorial-artística-performativa, em forma de intervenção artística, performance ou espetáculo teatral, em locais que serão definidos coletivamente.

“A mensagem que queremos passar é muito mais do que ecológica, é espiritual-artística. Partimos de uma pesquisa da universidade onde trabalhei os ritos espirituais e os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar”, explica Jôce, dizendo ser, atualmente, uma artista sensorial, que oferece arte em que o público que a assiste, também interage e passa a ser parte da obra.

Outro projeto aprovado é o “Dança Manaus”, apresentado pela bailarina Verlene Ferreira Mesquita, professora de carreira, formada em Dança pela UEA, e coordenadora do In Cena Centro de Artes, um novo espaço cultural no bairro do Coroado, na zona leste. O projeto é dirigido a jovens entre 11 e 17 anos, que têm interesse em descobrir a dança, tanto balé clássico quanto danças urbanas.

“Durante três meses, a ideia é transmitir esses saberes, conhecimentos e mostrar as possibilidades que se têm pela arte da dança, para que esses adolescentes tenham uma perspectiva de desenvolvimento”, conta a professora, que selecionará, por meio de uma banca avaliadora, 32 jovens da comunidade, divididos em duas turmas de 16 alunos de balé e danças urbanas. Todos vão receber aulas práticas e teóricas, terão vivência com outros artistas da dança e, ao final, participarão de uma apresentação à comunidade.

O músico Ney Dartanha, mestre de bateria da escola de samba do bairro Cidade Nova, assina o projeto “Oficina de Lutheria”, para confecção de instrumentos de percussão, a 20 jovens da zona Norte que, ao final, vão participar da bateria da escola, e também poderão ser selecionados para os bois-bumbás.

“Esse edital nos oportunizou formar novos talentos e ter um grupo de músicos para a reposição e renovação da bateria”, justificou.

Texto e foto – Cristóvão Nonato / Concultura

Publicidade

Facebook