Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura destaca ações do Sine Manaus na reinserção de PcDs no mercado de trabalho

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), participou, nesta quinta-feira, 25/11, do II Seminário de Reabilitação Profissional, promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o tema “Reinserção e Cidadania”, o secretário da pasta, Radyr Júnior, destacou o trabalho do Sine Manaus na inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) no mercado de trabalho.

“Para os PcDs, foram disponibilizadas 1.153 vagas, 1.133 foram encaminhados e, destes, 274 foram recolocados. Estamos fazendo um levantamento para sabermos o porquê de os PcDs não estarem conseguindo se firmar nessas vagas. Inicialmente, foi identificado um problema de capacitação e qualificação, e a Prefeitura de Manaus colocou à disposição da população, em 2021, mais de 14 mil vagas, a fim de reparar os problemas do mercado e saber quais são as lacunas a serem preenchidas nas áreas profissional, empreendedora e tecnológica”, lista.

O seminário aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, e teve como público-alvo profissionais que atuam na área de gestão de pessoas das empresas, além de estudantes das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, entre outros, que formam os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho  (SESMT) das empresas.

O objetivo do encontro foi buscar, no pós-pandemia, compreender quais as funções estratégicas e quais as de relevância, por meio de qualificações que podem ser oferecidas às pessoas com deficiência, reabilitadas do INSS.

Texto e fotos –  Divulgação / Semtepi

Publicidade

Facebook