Estamos nas Redes

Política

Além de indicar vice, Wilson Lima é acusado de trocar Comando da PM em Coari para influenciar eleição e ganhar prefeitura

Publicado

on

Coari (AM) – O governador Wilson Lima (PSC) está disposto ao tudo ou nada para tomar a Prefeitura de Coari na marra. O primeiro movimento ocorreu com a indicação do coronel Ayrton Norte, Comandante da PM, para disputar o cargo de vice ao lado de Robson Tiradentes, também filiado ao PSC. Após o fiasco na Convenção de seus apadrinhados, agora determinou a mudança no comando da polícia local.

O Tenente Coronel Pedro César Moreira foi substituído pelo Major Heber Ribeiro que possui patente inferior. A mudança foi recebida com estranheza, já que Pedro César é responsável pela redução dos índices de criminalidade no município nos últimos anos, mesmo contando com um efetivo de apenas 30 policiais militares. Conforme o IBGE, Coari possui 86.713 habitantes, o que indica que nos anos em que Ayrton Norte foi Comandante da PM, sobrecarregou cada PM do 5º Batalhão com a responsabilidade de cuidar de pelo menos 2.890 pessoas. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) a recomendação é de um policial para cada 350 pessoas.

A mudança é tida no município como uma clara tentativa do governador de influenciar nas eleições que ocorrerão no próximo dia 5 de dezembro e beneficiar sua chapa. “Esta é mais uma demonstração de que tanto a oposição quanto o próprio governador não se importam com a vontade do povo de Coari, usando a estrutura do Estado para buscar intimidar a população a votar em gente despreparada”, afirmou um dos moradores sob a condição de sigilo de fonte temendo represálias.

“O governador nunca se importou com a segurança em Coari. Há anos que o efetivo aqui é defasado e sem as condições necessárias. Se (Ayrton) Norte quando Comandante não fez nada, como vice-prefeito é que não vai fazer nada mesmo. Tá claro que vão querer usar a gente para esse plano político”, afirmou um militar que não quis se identificar.

Alimentação, combustível e estadia às custas da Prefeitura

Em carta distribuída ao município, o Ten. Cel. Pedro César lembrou de como, mesmo com todas as limitações impostas nos últimos anos, lembrou como o 5º Batalhão de Coari se destacou sob seu comando. “Nesse meio tempo, mesmo com parcos recursos, o Batalhão se destacou a nível estadual e nacional pela repressão ao tráfico de drogas e a atividade de pirataria de rio. Foram apreendidas mais de trezentas armas de fogo e aprendidas mais de duas toneladas de drogas. Desenvolvemos também o trabalho preventivo contra a violência e as drogas através do Programa PROERD que formou mais de 11 mil alunos”, lembrou.

Em suas palavras agradeceu também a Prefeitura de Coari, revelando que não fosse a estrutura do município, a segurança no município não chegaria. “Agradecer a Prefeitura Municipal de Coari/AM, por todo apoio prestado à Polícia Militar referente à estadia, alimentação, combustível, etc. Apoio este que possibilitou a Polícia Militar chegar aos rincões mais longínquos e levar um pouco da presença do Estado e segurança a estes ribeirinhos”, escreveu. Leia a mensagem completa ao final da matéria.

Chapa sem apoio popular e com encrenca na justiça

A situação no município pode tomar ares dramáticos, já que a chapa apoiada por Wilson Lima não tem conquistado apoio popular conforme comprovado nas Convenções. Além disto, Robson Tiradentes está inelegível conforme decisão recente da justiça.

Mensagem do Ex-Comandante

“Boa Noite Senhores! Tomei conhecimento de forma informal que devo ser exonerado do Comando do 5° BPM e deve assumir o Major Heber a quem desejo boa sorte e bom trabalho. A publicação deve ser feita amanhã. Gostaria de agradecer a TODOS policiais que servem ou serviram no 5° Batalhão nesse período que estive a frente do Comando do Batalhão. Verdadeiros guerreiros que contando com efetivo de menos de 30 policiais militares levam segurança a mais de 80 mil coarienses, expondo suas vidas em risco em prol do bem servir a sociedade.

Nesse meio tempo, mesmo com parcos recursos, o Batalhão se destacou a nível estadual e nacional pela repressão ao tráfico de drogas e a atividade de pirataria de rio. Foram apreendidas mais de trezentas armas de fogo e aprendidas mais de duas toneladas de drogas.

Desenvolvemos também o trabalho preventivo contra a violência e as drogas através do Programa PROERD que formou mais de 11 mil alunos.

Gostaria de agradecer também a todos as Instituições que colaboraram com o nosso trabalho em beneficio da Segurança Pública, sendo estes o Poder Judiciário. Ministério Público. Polícia Civil, entre outros.

Agradecer o Governo Federal e Estadual pelos investimentos que levaram a tornar realidade a ativação da Base Arpão 1 no município de Coari/AM e através dela mais segurança para toda população e mais efetivo combate ao narcotráfico e outros ilícitos.

Agradecer a Prefeitura Municipal de Coari/AM, por todo apoio prestado à Polícia Militar referente à estadia, alimentação, combustível, etc. Apoio este que possibilitou a Polícia Militar chegar aos rincões mais longínquos e levar um pouco da presença do Estado e segurança a estes ribeirinhos na calhas dos rios Copeá, Piteira, Tambaqui, Urucu, Solimões, Paraná do Carapanatuba, Codajás Mirim, Dururuá, etc. Agradecimento especial a Secretaria de Educação pelo apoio ao Programa Proerd; Infraestrutura pelo apoio à limpeza e manutenção do Batalhão; Desenvolvimento Social através da Guarda Civil Municipal, Detrac, Brigada de incêndio e Defesa Civil.

Agradecer a Câmara Municipal de Coari/AM e seus nobres Vereadores, pelo apoio e reconhecimento do trabalho ao longo de mais de 04 anos no Comando do 5° Batalhão, concedendo a honrosa homenagem do Título de Cidadão Coariense pelos bons serviços prestados.

Agradecer aos médicos, enfermeiros e profissionais do Hospital Regional de Coari/AM que cuidaram de mim quando estive enfermo por covid 19 e quase morri.

Agradecer a minha família e amigos por todo apoio e solidariedade nas horas difíceis.

Agradecer a toda população de bem do Município, povo honesto, trabalhador e hospitaleiro que sempre bem recebeu a Polícia Militar, mesmo nas Comunidades mais longínquas. Agradecer pelo apoio e pela confiança no trabalho da Polícia Militar realizando denúncias para que fosse possível a prisão de inúmeros infratores e apreensões de armas, drogas e lanchas de criminosos. Agradecer aos moradores dos bairros Ciganopolis, União, Taua Mirim, Santa Helena, Chagas Aguiar, Duque de Caxias, Centro, Pêra 1,2,3 e 4, Grande Vitória, Liberdade, Santa Efigênia, São Sebastião, Vila Lourenço, Itamarati, Espírito Santo, Urucu e Nazaré Pinheiro. A população das Comunidades da Vila do Itapéua, Vila Brasil, Vila Lira, Lauro Sodré, Camará, Nova República, Amazonino Mendes, Vila Pinheiro da Boca do Mamiá, Paracuuba, São Raimundo, Nova Floresta, Trocaris, Mato Grosso, Divino Espírito Santo, São Francisco Jussara, Santa Maria Jussara, São João do Jenipapo, Igapó Grande, São João do Camarão, São Francisco do Codajas Mirim, Canavial, Costa da Salvação, Vila Fernandes, Paraná do Padre, Aranaí, Cajuhiri Atravessado, Apaurá, Laranjal, Fazendinha, Monte Betânia, Cuanaru, Vista Alegre, Paraíso, São Francisco do Carapanatuba, Santa Isabel Barro Alto, Ipixuna, Santa luzia, Mutunquara, Iracema, Nossa Senhora Aparecida Catuá, Santa Luzia do Bóia, São José, Novo Ramos, Dom Bosco, São Lázaro, Vale da Bênção, São José Dururuá, Guarabira, Campina, São Francisco do Jacaré, Jacitara, Envira, Isidoro, Batelão, Boiuçuzinho, Andirá, Flores, Boari, São José Patoá, Angelim, Moura, Martelo, Inajá, Marajó, Tipiema, Santa Rosa, Esperança 1 e 2, Boa Vista, Ananindé, São José Sauba, Tauana, Amanuí, Santa Maria do Poção, Boa fé, Mangueirão, Salsa, Campina do Copeá, Fortaleza, Monte Horebe, Novo Acordo, São João Paricá, Jurupari, Paracuuba do Rio Copeá, São João do Moura, Piteira, Lago do Pacu, etc., etc., em todas que tive oportunidade de conhecer, fazer amigos e levar o nome da Polícia Militar e a presença do Estado.

Agradecer ao Nosso Deus Jeová e Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos livramentos e pelas bênçãos concedidas à todos nós família 5° Batalhão. E na certeza de que tudo acontece por vontade de Deus, estamos prontos a cumprir uma nova jornada, um novo desafio. Assim, entrego minha vida e da minha família em Tuas Mãos e que tudo seja conforme a vontade de Deus. Amém!!!!

PEDRO MOREIRA – TENENTE CORONEL PMAM”

Publicidade
1 Comment

1 Comment

  1. Marinilza Taveira cordovil

    3 de novembro de 2021 at 11:02

    Quero aqui agradecer, o senhor tenente Pedro Moreira, pelo seu compromisso com os cidadãos coariense, não só os coariense como as cidades vizinha,pelo seu belíssimo trabalho, e cuidar com cidade com mais 87 mil habitantes, não é fácil, acima de tudo Deus na frente tudo, eu como uma coariense, trabalho na área do comércio, nunca minha loja passou por um assalto, graças a meu bom Deus, sou uma mulher temente a Deus, todos os dias pesso proteção ao meu deus, rezo o salmo 91, antes de começar a trabalhar, mais fico grata a seu trabalho, Deus abençoe sua nova trajetória, se for da vontade do nosso Deus você voltará, se não for Deus ilume seu caminho por onde andar, Boa sorte a nova trajetória.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Facebook