Estamos nas Redes

Prefeitura

Passo a passo para aposentadoria abre ciclo de palestras do Prepara Prev

Publicado

on

A aposentadoria é um momento muito aguardado para quem contribuiu décadas com o serviço público. Por isso, a Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 13/10, o primeiro módulo do Prepara Prev – um programa de orientação voltado aos servidores públicos municipais que estão próximos a se aposentar. O evento on-line é organizado pela Manaus Previdência e pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Durante a palestra, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, apresentou informações sobre a legislação previdenciária brasileira. Os participantes puderam entender como funciona o sistema previdenciário, dividido em regimes próprios (institutos municipais e estaduais de previdência), regime geral (INSS – Instituto Nacional do Seguro Social) e previdência complementar, além das regras de acesso aos benefícios concedidos à Manaus Previdência.

Daniela também explicou as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência, as regras de transição de aposentadoria, a base de cálculo das contribuições previdenciárias e os requisitos dos dependentes para requerer pensão.

A aposentadoria é concedida por tempo de contribuição (35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher), por idade (60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher) ou compulsória (aos 75 anos de idade). O benefício também pode ser concedido por invalidez, caso o segurado seja considerado incapaz de readaptação para o exercício de seu cargo, após um laudo da Junta Médica-Pericial do Município.

O objetivo do Prepara Prev é orientar o servidor público sobre o seu processo de aposentadoria e como ele deve proceder no pedido junto à sua secretaria de origem.

O Prepara Prev faz parte do programa de educação previdenciária da autarquia, a fim de trazer informações pertinentes à vida do segurado na Manaus Previdência.

De janeiro a setembro de 2021, a Manaus Previdência concedeu 289 aposentadorias de servidores integrantes de todos os órgãos da administração direta e indireta do município.

A palestra, que teve duração de duas horas, está disponível no canal do YouTube da Manaus Previdência, no link https://bit.ly/3BE9ebV.

O segundo módulo está programado para o próximo dia 20, às 14h, tendo como palestrante a psicóloga e professora Nazaré Hayasida, que abordará o tema “Cuidados com a saúde mental na aposentadoria”.

A última palestra está programada para o dia 27 deste mês, às 14h, com o tema “Organização financeira e familiar na aposentadoria”, a fim de aconselhar sobre a parte de educação financeira aos participantes. O palestrante é Flávio Rodrigues, superintendente de Investimentos da Manaus Previdência.

Os temas de cada módulo buscam informar sobre direitos e deveres dos aposentados, economia e cidadania, além de abordar questões psicossociais, no intuito de sensibilizar esse público quanto à importância da vivência da aposentadoria com qualidade e planejamento.

Lives Prepara Prev 2021

13/10/2021 – https://youtu.be/v6UfqFFDW_4

20/10/2021 – https://youtu.be/stNMFj5mGEE

27/10/2021 – https://youtu.be/_Ee6UUa5JiY

Texto – Cinthia Guimarães e Dara Oliveira / Manaus Previdência

Foto – Dara Oliveira / Manaus Previdência

Publicidade

Facebook