Conecte-se Conosco

Prefeitura

Prefeitura de Manaus abre ‘Semana de Valorização da Pessoa Idosa’

Publicado

em

A Prefeitura de Manaus abriu a “Semana do Idoso”, nesta segunda-feira, 27/9, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul, com um evento organizado pelo Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). Com o tema “Respeito e Valorização da Pessoa Idosa”, a programação inclui várias atividades até a próxima sexta-feira, 1º/10. O objetivo do evento é fortalecer o respeito e a valorização da pessoa idosa por meio da educação.


Para o subsecretário de Gestão Educacional (SGE), Carlos Guedelha, que participou da ação, o encontro é um momento de reflexão sobre os caminhos necessários para essa valorização.

“O dia serve para fomentar o respeito e a valorização da pessoa idosa e ao mesmo tempo para criarmos uma atmosfera em que essas pessoas possam se sentir confortáveis. O idoso é importantíssimo na sociedade, pela contribuição que ele prestou e que continua oferecendo com a sua sabedoria“, comentou Guedelha.

A missão da Semed, na gestão do prefeito David Almeida e nas ações por ela desenvolvidas, segundo a coordenadora do Cemeapi, Joseane Silva, tem como objetivo garantir os espaços dos idosos na sociedade, além de valorizar a data.

“A comemoração parte do princípio de que, apesar do envelhecimento ser natural, todos devem se sentir motivados a participar e se tornar menos propensos ao isolamento. A socialização é imprescindível para manter o idoso feliz e bem disposto, para isso, estamos sempre buscando novos meios de integrar esse idoso no meio em que convive”, pontuou Joseane.

Para o professor do Cemeapi, Joel Cabral de Abreu, a ação é muito importante porque evidencia a preocupação da prefeitura com os idosos.

“Esse momento é importantíssimo porque nós temos a oportunidade de propagar mais conhecimento para a sociedade, de como fazer a nossa parte para valorizar esses idosos. Damos a oportunidade para pessoas que nunca tiveram a chance de estudar, ou pararam há algum tempo, de estar em sala de aula ou retomar os estudos.  Procuramos investir no reconhecimento dessas pessoas, com um trabalho, buscando valorizar os idosos de Manaus”, concluiu Joel.

Cemeapi

O Cemeapi leva educação em espaços não formais nas instituições públicas e privadas, por meio de parcerias estabelecidas entre a Semed e igrejas, centros de convivência do idoso, fundações, associações de bairros, clube de mães e as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Saúde (Semsa) – com o apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) -, e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio das cozinhas comunitárias e Centros de Referências e Assistência Social (Cras).

O centro conta com um total de 21 professores, atendendo aproximadamente 450 alunos, com pessoas a partir dos 30 anos e idosos, que não tiveram a oportunidade de estudar ou não concluíram o ensino fundamental, abrangendo o primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 5º ano.

Programação

Terça-feira (28/9) – 3ª roda de conversa com os professores e alunos das instituições, com o tema “Saudade”, no Clube de Mães da Aparecida, a partir das 18h;

Quarta-feira (29/9) – Acompanhamento pedagógico das atividades da Semana do Idoso, desenvolvidas nas turmas com os alunos, em nove instituições parceiras do Cemeapi;

Quinta-feira (30/9) – Reservado para os trabalhos da organização do evento;

Quinta-feira (1º/10) – Encerramento da Semana do Idoso, a partir das 9h, na quadra do Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com a presença de representantes de vários setores da Semed, de instituições representativas e convidados para o evento. Na oportunidade, será realizada a entrega das cartilhas do idoso, apresentação cultural e musical.

Texto – Ricardo Ramos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *