Conecte-se Conosco

Prefeitura

Pandemia da Covid-19 é tema da 15ª Semana do Controle Social da Saúde em Manaus

Publicado

em

Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), foi iniciada, nesta segunda-feira, 27/9, no auditório da Universidade Paulista (Unip), bairro Parque 10 de Novembro, zona Sul, a 15ª Semana do Controle Social da Saúde de Manaus. O evento é realizado anualmente em parceria com a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio dos Distritos de Saúde (Disas), com o objetivo de destacar a importância do controle social na efetivação Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que dessa vez “Controle Social na Pandemia” é o tema.

Segundo o presidente do CMS/MAO, conselheiro Jorge Carneiro, a programação ocorrerá envolvendo todos os cinco Distritos de Saúde (Sul, Norte, Oeste, Leste e Rural), reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS, conselheiros municipais e locais de saúde, com a promoção de troca de experiências e discussão de políticas públicas no fortalecimento do controle social.

“O controle social na pandemia da Covid-19 é o tema em destaque na programação da semana. No momento atual, é importante permitir a troca de experiências sobre esses momentos difíceis, duros, vividos na pandemia. Mesmo com as dificuldades, esse deve ser um momento de aprendizado, até como preparação para o futuro porque não sabemos se outras pandemias irão acontecer. E é essa troca de experiências que vai permitir o nosso crescimento enquanto controladores sociais em saúde na cidade de Manaus”, ressaltou Jorge.

Durante a cerimônia de abertura da Semana do Controle Social, o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou o papel do controle social nas ações da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“O controle social sempre colaborou com as ações de saúde, ajudando a gestão na fiscalização de processos de trabalho, no financiamento e aplicação de recursos, mesmo no planejamento estratégico, mas os conselheiros de saúde foram fundamentais na campanha contra a Covid-19, até mesmo atuando presencialmente nos pontos de vacinação”, afirmou o subsecretário.

Programação

A programação de abertura da 15ª Semana do Controle Social nesta segunda-feira, 27/9, foi direcionada para gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Sul de Manaus.

A gerente do Disa Sul, enfermeira Jucinara Rodrigues, lembrou que a zona Sul de Manaus conta com 16 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), que atuam junto a 16 unidades de saúde.

“Os conselheiros locais são parceiros e têm apoiado a gestão em todos os momentos da pandemia e nas ações que começam a ser retomadas nos serviços de saúde. Eles trazem para a gestão as necessidades da população e, com essa informação, é possível fazer um trabalho de forma coletiva, melhorando os serviços de saúde. A Semana do Controle Social é mais um espaço democrático para que, junto com gestores, trabalhadores e usuários, possamos discutir temas importantes para o controle social no SUS”, destacou Jucinara Rodrigues.

A programação de abertura incluiu um painel de discussão abordando os temas “Desafios do Controle Social em Saúde Frente à Pandemia de Covid-19” e “Impactos Epidemiológicos da Covid-19 ao SUS”.

Na terça-feira, 28/9, a programação seguirá direcionada a gestores, trabalhadores e usuários do Disa Norte, das 8h às 12h, também no auditório da Universidade Paulista, com painel abordando os temas “Experiências Positivas durante a Pandemia de Covid-19” e “Experiências em Atenção Primária à Saúde (APS) na pandemia de Covid-19”.

Na quarta-feira, 29/9, será realizada a 2ª Assembleia Geral Extraordinária do CMS/Manaus de 2021, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, avenida Brasil, nº 2.971, Compensa I, zona Oeste.

Quinta-feira, 30/9, também no auditório da Prefeitura de Manaus, a programação será direcionada para o Disa Oeste, com o painel de discussão abordando o tema “Direito à Saúde em Tempos de Pandemia”.

Para a sexta-feira, 1º/10, haverá programação direcionada ao Distrito de Saúde Leste, no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, com painel abordando os temas “Importância do Controle Social em Tempos de Pandemia” e “Atuação do Conselho Municipal de Saúde no Contexto da Pandemia”.

O evento de encerramento ocorrerá no dia 8/10, direcionada para o Distrito de Saúde Rural, e será realizado na quadra da Escola Municipal Abílio Alencar, Km 35 da rodovia AM–010 (Manaus-Itacoatiara), com painel abordando os temas “Atuação do Conselho Municipal de Saúde no Contexto da Pandemia”, “Estratégias de Êxito para a Saúde do Idoso na Pandemia” e “Controle Social na Pandemia – Panorama do Disa Rural”. 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa