Estamos nas Redes

TCE-AM

ECP dá início à semana de formação para aperfeiçoamento da saúde pública

Publicado

on

Para aperfeiçoar a gestão de saúde pública no Amazonas, a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início, na manhã de hoje (27), à série de palestras e capacitação que devem durar até sábado (1º). Dividido entre palestras e workshops que acontecem de forma paralela aos eventos principais, a semana de formação conta com a participação de diversos servidores ligados à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“Esse é um evento fundamental para que as lideranças em saúde pública troquem informações, por meio das palestras e workshops, para que ao fim da semana, possamos ter evoluído no trato à saúde da nossa população, especialmente em um momento tão importante como agora, com o período pandêmico”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello. 

A abertura do evento teve transmissão ao vivo por meio das redes sociais do Tribunal de Contas, e pode ser revista por meio do link https://youtu.be/DnAwUZ22UqE.

Programação  

Além das palestras, a Escola de Contas realiza workshops e oficinas diariamente, com temáticas voltadas à ética, integridade e compliance, design thinking, gestão por competência, atos administrativos, direitos e deveres do servidor público, entre outros temas. Cada oficina recebe, no máximo, 30 participantes.

Ao agradecer a participação de diferentes lideranças da saúde amazonense no evento, a coordenadora da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos, destacou o momento crucial que vive o país com relação ao seu sistema de saúde pública.

“A conscientização sobre a necessidade de se modificar nossa forma de vida está cada vez mais evidente. No combate à pandemia, ficou claro e evidente essa necessidade de um aparato público eficiente voltado às ações de saúde, de forma que essa missão não pode ser atribuída a poucos entes públicos. Todos nós precisamos trabalhar diuturnamente para ofertar à coletividade um serviço público de saúde na quantidade necessária, mas também com qualidade”, disse a coordenadora-geral da ECP, Yara Lins dos Santos. 

A abertura do evento também teve a participação do secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, que agradeceu a realização do TCE, por meio da Escola de Contas. “Falar sobre a saúde buscando melhorias é sempre algo fantástico e, de forma alguma, nós da Secretaria de Saúde poderíamos não estar participando e estimulando esse debate”, disse o secretário, que apresentou palestra com o tema ‘Saúde – Um Olhar Para o Futuro’. Também participaram da abertura da semana de formação o procurador do Ministério Público de Contas (MPC-AM), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça; o secretário executivo da Controladoria de Saúde, Silvio Romano Benjamin Júnior; o controlador-geral do Amazonas, Otávio de Souza Gomes; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Silvana Lima Cabral, e a promotora de Justiça do MP-AM, Cláudia Câmara.

Publicidade

Facebook