Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza mais uma operação ‘Carga Pesada’ para coibir circulação de veículos irregulares

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 21/9, mais uma fase da operação “Carga Pesada”, para coibir a circulação de veículos pesados em condições irregulares. Dessa vez, na avenida Rodrigo Otávio, zona Sul, e ocorreu em conjunto com o Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PM) e ainda com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O balanço geral indicou que 117 veículos pesados foram abordados e 17 foram autuados por irregularidades constatadas na fiscalização conjunta. Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, foram alguns dos carros abordados. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a operação e explicou que o órgão escolheu o local para fazer abordagem, por ser via de intensa passagem dos tipos de veículos, que são alvos da iniciativa.

“Estas operações são rotineiras em todas as áreas da cidade e, hoje, escolhemos este local, por ser via de acesso para o Distrito Industrial e também por ser uma via larga, onde podemos fazer a fiscalização sem atrapalhar o trânsito. Temos aqui o Detran e o BPTRan, para fazer a verificação da documentação e a situação das cargas. É importante que os veículos trafeguem nas ruas de Manaus em plenas condições de tráfego, visando a segurança de todos”, frisou.

Paulo Henrique salientou que os agentes de Trânsito do IMMU verificaram o tamanho dos veículos e o acondicionamento da carga, competência municipal.

“Então os veículos acima do tamanho permitido, não podem transitar na cidade, assim como com largura e altura fora dos padrões e também com carga mal acondicionada”, destacou.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, o órgão estuda definir novas restrições de tráfego de veículos pesados. “Estamos tratando de um assunto bastante delicado, porque precisamos deixar que o Distrito Industrial funcione, ao mesmo tempo, em que precisamos fazer restrições. Por isso, estamos conversando com os administradores dos portos, para identificarmos como é a operação nas unidades portuárias, e com o Sindicato dos Caminhoneiros, para saber quais as necessidades da categoria, para que a gente chegue a um consenso, quanto à área de restrição”, afirmou.

Vias do Centro onde  veículos pesados são proibidos de circular:

Avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, Lourenço da Silva Braga, Joaquim Nabuco (trecho entre as ruas dos Andradas e Quintino Bocaiúva), Floriano Peixoto; ruas Luiz Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Marquês de Santa Cruz, Rua dos Andradas e Quintino Bocaiúva.

Vias com horários regulamentados para o tráfego de veículos pesados:

Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista

6h às 9h e 17h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas

9h às 17h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Maceió

6h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Mário Ypiranga Monteiro

6h às 9h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas

9h às 20 – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Umberto Calderaro

6h às 17h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

17h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas

20h às 6h circulação de veículos pesados livre em todas as vias

O IMMU informa que as avenidas Rodrigo Otávio, Efigênio Sales e Max Teixeira estão regulamentadas para os veículos pesados em circulação no lado direito da via.

Os agentes realizam diariamente a fiscalização e o monitoramento nessas avenidas, para coibir infrações e garantir a segurança aos motoristas e pedestres.

Texto – Álisson Castro / IMMU

Foto – Sidney Mendonça / IMMU

Publicidade

Facebook