Conecte-se Conosco

Prefeitura

Profissionais de educação participam de workshop sobre avaliação

Publicado

em

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta terça-feira, 14/9, o primeiro workshop da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), com o tema “Avaliação educacional e suas interfaces”. O evento, que foi realizado no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul, segue até esta quarta-feira, 15.

O evento visa ampliar a discussão dos conhecimentos em relação às avaliações em larga escala e contribuir para o êxito da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). O workshop conta com a participação dos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), assessores e pedagogos das unidades de ensino.

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Carlos Guedelha, destacou que o workshop contribui para a melhoria das ações da Prefeitura de Manaus na educação.

“Estamos discutindo não somente a avaliação dos alunos, mas também da gestão da própria rede, que é um componente fundamental do processo formativo. Então esse momento é muito importante para a reflexão e preparo para que cheguemos ao dia da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com nossos alunos aptos para fazer uma boa avaliação”, pontuou.

Para o chefe da DAM, professor Anézio Mar, o momento proporcionará melhoria nas boas práticas de ensino e aprendizagem da rede municipal de educação.

“Neste workshop tratamos sobre o processo de avaliação. Para termos avanços é crucial avaliarmos nossas práticas e nosso desenvolvimento ao longo dos anos, além de identificar e melhorar as competências e habilidades dos nossos estudantes. Nesse sentido conseguimos ter um diagnóstico inicial de como estão os nossos estudantes em relação a essas aprendizagens, para avançarmos por meio de planos de intervenção para recuperar as lacunas que tivemos em decorrência da pandemia”, explicou.

Pedagoga da escola municipal Gelcy Sena Abrantes, localizada no bairro Redação, zona Oeste, que atende alunos dos anos iniciais, Lenimar Cardoso salientou que os momentos de trocas de experiências são essenciais para o melhor desenvolvimento das ações educacionais.

“Momentos como esses são ímpares para nós, que atuamos na coordenação pedagógica, ainda mais em ano de preparação para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde precisamos realmente avaliar as nossas práticas e analisar os nossos resultados, que devido a pandemia estão sendo um grande desafio. Um workshop como esse contribui ainda mais para que possamos realizar um trabalho de excelência em Manaus”, afirmou.

Programação

O primeiro dia de evento também contou com relatos de experiências de professores. A palestra com a temática “Avaliações em larga escala e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem”, foi ministrada pelo coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper/SP), Tadeu Ponte. Uma apresentação cultural e sorteio de brindes também marcaram a abertura do workshop.

Nesta quarta-feira, 15, segundo dia do evento, haverá a oficina temática sobre a ADE e formação com os professores coordenadores de avaliação da DAM.

Exame

A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) é realizada em duas aplicações, sendo semestral. A avaliação de português e matemática beneficia aproximadamente 180 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fases.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed