Conecte-se Conosco

Amazonas

FEI lança nesta segunda-feira (08/03) a campanha ‘O que eu desejo para a mulher indígena’

Publicado

em


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Fundação Estadual do Índio (FEI) lança nesta semana a campanha “O que eu desejo para a mulher indígena”. A ação inicia nesta segunda-feira (08/03) e vai até a sexta (12/03), nas redes sociais do órgão, com vídeos de personalidades expondo seus desejos à sociedade feminina indígena.

Com o intuito de promover a igualdade e contribuir para a inclusão da mulher indígena na sociedade, a fundação selecionou três mulheres para falar durante a semana. São elas: Vanda Witoto, Cláudia Tikuna e Samela Saterê.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a campanha fortalece o desejo de atuação das mulheres nos movimentos indígenas e enaltece a causa.

“Há muitas mulheres que possuem ideias e força de vontade para atuar na linha de frente da luta dos direitos indígenas. A campanha que será lançada por meio destes vídeos curtos ajudará a dar apoio e encoraja outras mulheres a lutar por seus direitos e deveres que contribuíram positivamente na comunidade”, declarou.

Personalidades – A seleção de vídeos da campanha inicia com Vanderleia Ortega dos Santos ou simplesmente Vanda Witoto, técnica de enfermagem, que ficou conhecida por ser a primeira vacinada contra a Covid-19 no Amazonas. Ela atua na linha de frente contra a pandemia e relata no vídeo seu desejo para sua comunidade.

Em seguida, Cláudia Tikuna, cantora reconhecida por levar a cultura indígena amazonense para o exterior. Ela também já foi secretária municipal de assuntos indígenas de Amaturá (2017-2020).

E, por fim, vem Samela Saterê, conhecida nacionalmente pelos trabalhos fotográficos que enaltecem a cultura e o artesanato indígena de seu povo Saterê-Mawé. Além disso, é representante da Associação das Mulheres Indígenas Saterê-Mawé (AMISM).

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *